top of page
  • Foto do escritorBernardes Calegari Brazil

Com mais de 50 anos e dívida de r$ 450 milhões, fabricante gaúcha entra em Recuperação Judicial



Com mais de 50 anos e sede em Eldorado do Sul, o Grupo Olvebra entrou em recuperação judicial. O pedido foi deferido pela Justiça. A empresa produz marcas conhecidas de alimentos, como Choco Soy e Soymilke.


Antes mesmo, já havia sido solicitada pela Olvebra a suspensão de cobranças, ações e execuções judiciais sobre os bens do grupo. O argumento era que os bloqueios das contas impediam a operação da empresa. Na ocasião, a Justiça deu prazo de 30 dias para que a Olvebra solicitasse recuperação judicial. Não aceitou, no entanto, a liberação de valores bloqueados, sendo a maioria de ações trabalhistas.


O endividamento é de quase R$ 450 milhões. Conforme a legislação, a empresa terá 60 dias para apresentar o plano de recuperação judicial, que deverá ser aprovado por credores e então homologado pela Justiça.


O parque industrial da Olvebra em Eldorado do Sul tem mais de 100 mil metros quadrados. No local, há fábricas de alimentos e refino de óleo. A empresa chegou a ter 3,5 mil funcionários e unidades em quase todas as cidades produtoras de soja do Rio Grande do Sul.


— A empresa já teve mais 50 filiais pelo país. Ainda é importante para a região, gerando cerca de 200 empregos. A continuidade da operação é importante — argumenta o advogado Fellipe Bernardes, do escritório Bernardes Calegari Advocacia Empresarial, que conduz o processo de recuperação judicial.


Segundo Bernardes, a crise financeira da empresa começou ainda na década de 1990, com o fim de subsídios e pagamentos por parte de governos. Ele cita ainda que, em 2015, a entrada de produtos sem lactose no mercado derrubou a venda de leite de soja e derivados.

A empresa produz alimentos a partir da soja. São mais de 60 itens. O Grupo Olvebra inclui também operações de fabricação de embalagens.

Fonte: https://gauchazh.clicrbs.com.br/colunistas/giane-guerra/noticia/2018/08/com-mais-de-50-anos-e-divida-de-r-450-milhoes-fabricante-de-alimentos-do-rs-entra-em-recuperacao-judicial-cjkl9rfw001mj01muf5fa29t8.html


Autor: Giane Guerra

Comments


Bernardes Calegari & Brazil Advocacia e Reestruturação Empresarial Porto Alegre

MÍDIA

bottom of page